Tropa Lanterna Verde



"Ela não é bem minha mulher. É a mãe dos meus filhos. Não, não temos filhos; mas às vezes é como se tivéssemos. Ela não é bonita, é alguém com quem é fácil viver. Não, não é; por isso é que não vivemos juntos." Michelangelo Antonioni

terça-feira, 23 de março de 2010

Seminários Internacionais Museu Vale do Rio Doce


O EVENTO

Como abertura das atividades do ano de 2009, o Museu Vale apresenta a quarta edição dos seus Seminários Internacionais. Desde o primeiro ano, em 2006, com o tema Arte no pensamento, os Seminários Internacionais Museu Vale propõem promover a reunião de artistas, críticos e curadores de arte, pensadores e escritores com um grande público, a fim tanto de pensar a arte quanto de fazer do pensamento arte. Ao contrário de quadros ou esculturas, instalações ou fotografias, com este evento, o Museu Vale abre as suas atividades anuais com uma exposição de pensamento – arte contemporânea? Onde começa a arte e termina o pensamento? Mas, antes, por que a arte começa onde termina o pensamento? Que fronteira os separa? Que relação os une?

O propósito dos Seminários do Museu Vale é proporcionar um amplo e profundo questionamento acerca da identidade e da diferença entre arte e pensamento.
No primeiro seminário, em 2006, foi contada a história de como o Ocidente, de Platão a Heidegger e Habermas, pensou a arte.
Em 2007, depois de uma abordagem histórica e de acordo com o projeto do Museu Vale, com o tema Sentidos na/da arte contemporânea, o segundo seminário questionou a arte contemporânea tanto no sentido de quem a faz, quanto no de quem a pensa. Em 2008, com o tema E para que poetas em tempo indigente?, o terceiro seminário apresentou, a partir de uma interrogação do poeta Hölderlin, a questão acerca do papel da arte diante da crise de nosso tempo. Dando continuidade a este projeto, com o tema Criação e crítica, o propósito deste quarto seminário é mostrar a relação entre o fazer artístico e o pensamento que o compreende, promovendo um encontro entre o artista criador e o pensador crítico para um diálogo reflexivo sobre a arte. Para isso, foram convidados treze palestrantes nacionais e três internacionais, todos relacionados ao universo da arte – artistas ou críticos.
Desta forma, a Fundação Vale, que trabalha pelo desenvolvimento das comunidades onde está presente, contribuindo para fortalecer as pessoas e respeitando as identidades culturais de cada localidade, reforça sua crença na cultura como meio de expressão da identidade, da história e da alma de cada região do país..

FRANÇOISE DASTUR (Palestra de abertura)

ACYLENE MARIA CABRAL FERREIRA

OSWALDO GIACOIA JUNIOR

MÁRCIO SELIGMANN-SILVA

FERNANDO SANTORO

PEDRO COSTA REGO

RICARDO BARBOSA

BERNARDO BARROS COELHO DE OLIVEIRA

EMMANUEL CARNEIRO LEÃO
ARTE NO PENSAMENTO MODERNO

ARTE NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO


ARTE NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO

CELSO FAVARETTO – Do moderno ao contemporâneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário